domingo, 18 de novembro de 2007

Violência nos Estádios

por: Victor Zeni


Cada vez mais a violência nos estádios vem crescendo. O motivo maior é a rivalidade entre torcedores que, por amor ao seu clube, são capazes até de matar pessoas inocentes. O futebol é um esporte em que ocorre muito contato, muitas vezes até de forma bem agressiva, assim, passa a ser um esporte agressivo.
A maioria das torcidas organizadas acaba sendo violenta, porque ???. Pessoas que participam dessas torcidas acabam agindo violentamente por impulso, fazendo coisas que não fariam se estivessem sozinhos.
A Reportagem de Chute no Gol entrevistou pessoas que freqüentam estádios de futebol, sendo que a maioria respondeu que a violência é causada devido a falta de policiamento no estádios. Contudo, há,quem ache que torcidas vão aos estádios só para brigar. Ricardo Mendes, torcedor do São Paulo, comenta que já foi vitima da violência em estádios. “Quando fui assistir o jogo do meu clube, na saída do estádio, eu e meus amigos fomos agredidos pelo time adversário de ’graça’, sem termos feito nada”.
Um caso que chocou o país, ocorrido em 2004, foi o do estudante de 16 anos, torcedor corintiano, espancado por integrantes da Mancha Alviverde. Luciano Queiros, torcedor do Palmeiras, revela que a violência pode partir de qualquer um , “Eu, que não sou tão fã de futebol, quando vejo um cara com a camisa do São Paulo, já me da raiva. Imagina um cara que é fanático pelo Corinthians. Vai matar o torcedor do São Paulo mesmo”.

Muitas dessa brigas são causadas por influências dos próprios jogadores dos clubes, que brigam frequentemente no meio dos jogos. Ricardo Mendes conclui: “uma solução contra essa violência, é tanto os jogadores, quanto os torcedores, conviverem em paz. Entendo que futebol, é uma disputa, mas acima de tudo um espetáculo que deve ser respeitado por todos.”

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom esse post vcs estao de paraben ^^

Unknown disse...

estava fazendo uma pesquisa sobre a violência nos estádios de futebol e achei este texto incrível,esse texto tem tudo que preciso para minha pesquisa.
obrigada por ler meu depoimento
beijos

Cacau disse...

adorei o texto muito bom,era o q eu estava procurando.

nando sfs disse...

Estou fazendo um trab,sobre o assunto,e sem duvida,apos ler seu poste,tive uma melhor visao do assunto...
obrigado pelo tempo destinado.
E eh exatemente como voce falou,atletas sao o espelho das torcidades,elas fazem fora e dentro dos estadios oque eles fazem em campo.