quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Raio X do Campeonato Brasileiro

Por Felippe Scozzafave

O Campeonato Brasileiro de 2007 vai se encaminhando para o seu final e muitas disputas ainda estão rolando, porém, a mais importante delas já foi definida há muito tempo, o São Paulo foi campeão com cinco jogos de antecedência.

O Campeonato é tradicionalmente disputado por 20 clubes, que podem ser de todas as regiões do país, disputado geralmente entre os meses de maio até dezembro. Os maiores campeões são o São Paulo, que nesse ano ganhou seu quinto título, e o Flamengo, que tem um penta discutível, pois se recusou a disputar a final do ano de 1987 contra o Sport, de Recife.

A reportagem de Chute no Gol ouviu alguns torcedores e um especialista sobre o que acharam do Campeonato e o que esperam que melhore na temporada que vem.

Andrassy Lima Santos Júnior, torcedor do São Paulo, ressaltou a disputa por uma vaga na Libertadores, mas lamentou a conquista do título de forma tão antecipada pelo tricolor paulista e finalizou dizendo que para um campeonato ainda melhor, “os clubes não podem perder jogadores no meio do campeonato”.

Já o torcedor do Santos, Geraldo Scozzafave, declarou não gostar muito do campeonato pela falta de emoção pela briga pela taça e do baixo nível técnico mostrado no campeonato. Porém, ele se gabou da grande capacidade dos times brasileiros em revelar novos jogadores. “O que precisa melhorar, é o nível doa árbitros, que influenciaram muito em resultados do campeonato”.

O especialista em futebol brasileiro, Marcello Scozzafave, comentou que o campeonato acabou se dividindo. Enquanto alguns clubes lutaram para se livrar do rebaixamento, outros buscaram uma vaga na Copa Libertadores e, apenas um, soberano do começo ao fim, foi capaz de conquistar o título. O expert lamentou a presença de clubes de tradição, como Corinthians e Internacional tendo papéis tão coadjuvantes no campeonato e ressaltou a torcida de alguns clubes, como a do Flamengo, que ajudou a tirar o time da zona do rebaixamento e o está incentivando a disputar uma vaga na Libertadores. Para ele, o que tem que melhorar é uma organização maior no campeonato, sem times com jogos a mais que os outros e que o campeonato pare em dias de jogos da seleção.