quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Luis "Fabuloso" brilha e seleção vence no sufoco

Por Felippe Scozzafave

A seleção brasileira venceu nessa quarta-feira a seleção uruguaia, mas não convenceu, os únicos destaques do Brasil foram o atacante Luis Fabiano, que depois de muito tempo longe da seleção canarinho voltou e deu show, marcando os dois gols da vitória por 2 a 1 e Júlio César, que apesar de ter falhado no gol uruguaio, foi fundamental para a vitória, defendendo bolas importantíssimas.

O jogo começou bom para a seleção, a torcida apoiando o time e com o time mostrando vontade de jogar. Logo no começinho do jogo, Robinho criou uma boa chance, mas acabou chutando para fora. Mas a empolgação brasileira durou pouco, aos nove minutos o Uruguai abriu o placar com uma cabeçada de “El Loco” Abreu. O Brasil se perdeu em campo e só se encontrou aos quarenta e cinco minutos, quando Luís Fabiano chutou cruzado e o goleiro Carini aceitou.

O segundo tempo começou mal para o Brasil e quem mais se aproximava do gol era o Uruguai, até que Luis Fabiano, sempre ele, fez o segundo gol da seleção brasileira a cerca de trinta minutos da etapa complementar e garantiu o triunfo por 2 a 1 sobre a celeste.

O Brasil agora está na terceira colocação das eliminatórias, com oito pontos, atrás da Argentina, com nove, e do Paraguai, líder da competição com dez pontos ganhos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O DOBRO POR UM JOGO

Por Marcello Collodoro

Um grande problema encontrado pelos torcedores na hora de adquirir um ingresso para ver seu time do coração, são os cambistas. Esses “profissionais” sempre estão na porta de estádios, bilheterias ou até mesmo na internet, vendendo aquele tão sonhado ingresso que se esgotou logo no início das vendas.

Segundo o torcedor Cristiano Bittencourt, um dos motivos que levam a comprar com cambistas é a falta de tempo. “Já comprei. Era a única alternativa, pois como trabalho em tempo integral não tive como ir até a bilheteria adquirir o ingresso.”, afirmou.

De acordo com a importância da partida, o lucro do cambista pode ser muito alto, além de alguns deles possuírem esquema com funcionários da bilheteria como explica o motoboy e cambista nas horas vagas, Adriano Medeiros.

“Sempre tem alguns (cambistas) que conhecem gente da bilheteria ou lá de dentro, que fornece ingressos, duzentos, trezentos, tudo depende. Mas a grande maioria dos cambistas compra na bilheteria mesmo, chegam cedo e entram em grupo nas filas para comprarem antes dos torcedores. Assim que acabam os ingressos, o pessoal procura os cambistas, vendemos pelo dobro ou até o triplo do preço de acordo com a importância do jogo.”

Essa prática tornou-se tão comum que as autoridades não se mobilizam para solucionar o problema, principalmente na questão da organização da venda de ingressos, que segundo Cristiano, deixa a desejar.

“Eu não concordo com isso que eles fazem, porém a organização da venda de ingressos é muito ruim, ficamos lá parados em filas enormes e correndo o risco de quando chegar a sua vez, não ter mais o ingresso que você quer. A alternativa é comprar com os cambistas mesmo.”

O problema não é exclusivo do futebol no Brasil, há cambistas nos campeonatos europeus, nas competições do Pan, NBA e muitos outros eventos esportivos, chegando até a oferecer o serviço de entrega por motoboy, o que nem os organizadores do evento oferecem.

domingo, 18 de novembro de 2007

Violência nos Estádios

por: Victor Zeni


Cada vez mais a violência nos estádios vem crescendo. O motivo maior é a rivalidade entre torcedores que, por amor ao seu clube, são capazes até de matar pessoas inocentes. O futebol é um esporte em que ocorre muito contato, muitas vezes até de forma bem agressiva, assim, passa a ser um esporte agressivo.
A maioria das torcidas organizadas acaba sendo violenta, porque ???. Pessoas que participam dessas torcidas acabam agindo violentamente por impulso, fazendo coisas que não fariam se estivessem sozinhos.
A Reportagem de Chute no Gol entrevistou pessoas que freqüentam estádios de futebol, sendo que a maioria respondeu que a violência é causada devido a falta de policiamento no estádios. Contudo, há,quem ache que torcidas vão aos estádios só para brigar. Ricardo Mendes, torcedor do São Paulo, comenta que já foi vitima da violência em estádios. “Quando fui assistir o jogo do meu clube, na saída do estádio, eu e meus amigos fomos agredidos pelo time adversário de ’graça’, sem termos feito nada”.
Um caso que chocou o país, ocorrido em 2004, foi o do estudante de 16 anos, torcedor corintiano, espancado por integrantes da Mancha Alviverde. Luciano Queiros, torcedor do Palmeiras, revela que a violência pode partir de qualquer um , “Eu, que não sou tão fã de futebol, quando vejo um cara com a camisa do São Paulo, já me da raiva. Imagina um cara que é fanático pelo Corinthians. Vai matar o torcedor do São Paulo mesmo”.

Muitas dessa brigas são causadas por influências dos próprios jogadores dos clubes, que brigam frequentemente no meio dos jogos. Ricardo Mendes conclui: “uma solução contra essa violência, é tanto os jogadores, quanto os torcedores, conviverem em paz. Entendo que futebol, é uma disputa, mas acima de tudo um espetáculo que deve ser respeitado por todos.”

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Raio X do Campeonato Brasileiro

Por Felippe Scozzafave

O Campeonato Brasileiro de 2007 vai se encaminhando para o seu final e muitas disputas ainda estão rolando, porém, a mais importante delas já foi definida há muito tempo, o São Paulo foi campeão com cinco jogos de antecedência.

O Campeonato é tradicionalmente disputado por 20 clubes, que podem ser de todas as regiões do país, disputado geralmente entre os meses de maio até dezembro. Os maiores campeões são o São Paulo, que nesse ano ganhou seu quinto título, e o Flamengo, que tem um penta discutível, pois se recusou a disputar a final do ano de 1987 contra o Sport, de Recife.

A reportagem de Chute no Gol ouviu alguns torcedores e um especialista sobre o que acharam do Campeonato e o que esperam que melhore na temporada que vem.

Andrassy Lima Santos Júnior, torcedor do São Paulo, ressaltou a disputa por uma vaga na Libertadores, mas lamentou a conquista do título de forma tão antecipada pelo tricolor paulista e finalizou dizendo que para um campeonato ainda melhor, “os clubes não podem perder jogadores no meio do campeonato”.

Já o torcedor do Santos, Geraldo Scozzafave, declarou não gostar muito do campeonato pela falta de emoção pela briga pela taça e do baixo nível técnico mostrado no campeonato. Porém, ele se gabou da grande capacidade dos times brasileiros em revelar novos jogadores. “O que precisa melhorar, é o nível doa árbitros, que influenciaram muito em resultados do campeonato”.

O especialista em futebol brasileiro, Marcello Scozzafave, comentou que o campeonato acabou se dividindo. Enquanto alguns clubes lutaram para se livrar do rebaixamento, outros buscaram uma vaga na Copa Libertadores e, apenas um, soberano do começo ao fim, foi capaz de conquistar o título. O expert lamentou a presença de clubes de tradição, como Corinthians e Internacional tendo papéis tão coadjuvantes no campeonato e ressaltou a torcida de alguns clubes, como a do Flamengo, que ajudou a tirar o time da zona do rebaixamento e o está incentivando a disputar uma vaga na Libertadores. Para ele, o que tem que melhorar é uma organização maior no campeonato, sem times com jogos a mais que os outros e que o campeonato pare em dias de jogos da seleção.

Essa é Rapidinha


Por Kauê Felipe

O Clube de regatas do Flamengo poderá ter torcida na partida contra o Atlético/PR, dia 25 de novembro. A decisão foi tomada ontem pelo STJD ( Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

O Flamengo estava ameaçado de jogar com portões fechados por caus ade incidentes na partida contra o Grêmio. Entretanto, o departamento jurídico rubro-negro recorreu da decisão e o presidente do STJD, Rubens Approbato, enviou um fax liberando a presença de público.

As entradas voltarão a ser vendidas a partir de quarta-feira, 11h da manhã. Até agora mais de 30 mil ingressos foram vendidos.



Créditos da Imagem: Globoesporte.com


CBF ALTERA DATA DE TRÊS JOGOS

Por Marcello Collodoro

Foi divulgada na última terça-feira a tabela da penúltima rodada do Brasileirão 2007 com a alteração de quatro jogos.

A partida entre Corinthians e Vasco, que seria realizada dia 25 no Pacaembu, às 16h, foi alterada para o dia 28 para o estádio do Morumbi. Espera-se um grande público, já que o Timão ainda corre risco de rebaixamento, e uma vitória praticamente livraria a equipe da Série B em 2008.

Com essa alteração o Corinthians ficará 17 dias sem disputar uma partida, fato que preocupa o treinador Nelsinho. “A equipe vinha em uma evolução muito boa e não sei até que ponto a mudança poderá atrapalhar. Vamos dar continuidade aos trabalhos para não perdermos o ritmo de jogo”, afirmou.

Outros três jogos também tiveram suas datas alteradas, Atlético-MG x Goiás para o dia 28. Já Fluminense x Juventude e América-RN x Grêmio foram antecipados para o dia 24 as 18h10.

Confira as novas datas:

24/11/2007
Fluminense x Juventude - 18h10
América-RN x Grêmio - 18h10

25/11/2007
Internacional x Palmeiras - 16h
São Paulo x Botafogo - 16h
Figueirense x Náutico - 18h10
Flamengo x Atlético-PR - 18h10
Paraná x Santos - 18h10
Sport x Cruzeiro - 18h10

28/11/2007
Atlético-MG x Goiás - 21h45
Corinthians x Vasco - 21h45

Somos da Lusa!


Por Kauê Felipe Vieira

Após 5 anos de calvário, a Associação Portuguesa de Desportos finalmente conseguiu o seu acesso para a primeira divisão do campeonato brasileiro. O time do Canindé garantiu sua presença na série A na noite desta quarta-feira em Curitiba.
Mesmo perdendo de 2 a 0 para o Coritiba no estádio Couto Pereira recebendo grande público, time de paulista se beneficiou das derrotas de Fortaleza, Criciúma e do empate do Ceará. Após a partida o técnico Wagner Benazzi falou sobre o acesso do time paulista.
"A colônia lusa pode vibrar, pois estamos na Primeira! Vamos fazer o melhor nestes dois últimos jogos que restam para acabar a competição. Os atletas têm que comemorar muito porque merecem, lutatam demais, foram grandes homens", afirmou o técnico ao site (globesporte.com).
Os outros três times com vaga na série A do brasileiro são Coritiba, Ipatinga e Vitória.
Créditos da Imagem: Globoesporte.com

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Flamengo supera recorde de público

Por Mateus Cleto


O recorde de público do bicampeão brasileiro, São Paulo, neste Campeonato Brasileiro virou poeira nesta quinta-feira. A diretoria do Flamengo divulgou que mais de 70 mil ingressos foram vendidos de forma antecipada para o jogo contra o Santos, domingo, no Maracanã.

Diante da enorme procura, a direção carioca aumentou a carga disponível. Agora, o público pagante pode ser de até 80 mil pessoas. O único lugar disponivel para ver o jogo é nas cadeiras azuis, os outros setores estão esgotados.

O recorde do campeonato pertencia à partida São Paulo 3 x 0 América-RN, com 69.874 pagantes, na última quarta-feira, data em que o time paulista se consagrou pentacampeão nacional.

Com a enorme procura por ingressos, o dia de vendas registrou alguns tumultos. As longas e lentas filas irritaram torcedores que chegaram a esperar até uma hora e meia para conseguirem seus ingressos.

Créditos da Imagem: Globoesporte.com

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Juventude vence o campeão e sonha com série A


Por Kauê Felipe

Na noite desta quarta-feira, São Paulo e Juventde se enfrentaram em Caxias do Sul. O time gaúcho lutava desesperadamente para sair da zona de rebaixamento e, para isso precisava vencer o já campeão São Paulo.

Uma tarefa que parecia impossível tornou-se realidade, o Juventude bateu o São Paulo por 2 a 0 e ainda sonha com sua permanência na série A. Esta foi a primeira vez em todo o campeonato brasileiro que o tricolor paulista sofreu mais de um gol. Com o resultado, o anfitrião chegou a 38 pontos, mas segue na 19 posição, acima apenas do já rebaixado América/RN. O São Paulo permanece com 73 pontos, cumprindo tabela.

Juventude

Michel Alves; Camazzola; Nunes; Danilo Régis; Marcelo Costa; Lauro Bruno; (Fábio Baiano)Renato Maycon; (Éber) Tiago Cavalcanti; (Marabá) T: Beto Almeida

São Paulo

Bosco; Breno; Danilo Silva; Miranda; Souza; Fernando; Richarlyson; Sérgio Mota; (Leandro)Júnior; Dagoberto; (Diego Tardelli); Borges; (Aloísio) T: Muricy Ramalho
Gols: Renato, aos 24 minutos do primeiro tempo. Breno (contra), aos 21 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Bosco, Danilo Silva, Júnior, Leandro, D. Tardelli (São Paulo); Camazzola, Maycon (Juventude)

Cartão vermelho: Danilo Silva

Árbitro: Edilson Ramos da Mata (MT)

Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Créditos da Imagem: Globoesporte.com

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

ENTREVISTA - MARKETING ESPORTIVO

Por Marcello Collodoro

Como já sabemos, o marketing esportivo tem um papel fundamental no crescimento de uma entidade esportiva. Porém, por falta de investimento neste setor, muitos clubes brasileiros se encontram e um poço de dívidas.

Um planejamento bem elaborado pode, de médio a longo prazo, trazer lucro ao clube, como explica o Diretor de Marketing do São Paulo Futebol Clube, Orandi Mura, 55, em entrevista concedida a equipe Chute no Gol.


O senhor acha que os clubes brasileiros exploram bem o marketing esportivo?

Os clubes em geral não exploram porque isso é reflexo de uma boa base de diretoria, que divide o clube em departamentos, entre eles o marketing. Mas tem clubes que não sabem explorar, colocam curiosos no cargo de marketing.


A mega loja construída pelo São Paulo no estádio do Morumbi pode ser considerada um avanço para a realidade do futebol brasileiro?

Para o Brasil sim, para a Europa não; lá, a maioria dos clubes possui essa estrutura já faz algum tempo, mas eles vivem em outra realidade, o público é outro, o dinheiro é outro.

O Brasil tem demonstrado interesse em sediar tanto a Copa do Mundo de 2014 quanto as Olimpíadas de 2016, o senhor acha que o país tem condições de sediar? Qual estratégia de marketing seria mais viável para promover estes eventos de grande porte?

Para realizar uma copa do mundo é preciso ser o mais perfeito possível dentro das normas que a FIFA exige. Eles nos enviam um caderno com uma série de exigências que devem ser completamente seguidas, se alguma estiver mais ou menos já não serve. Essa idéia de sediar outra copa motiva o brasileiro, mas é preciso fazer uma campanha de conscientização uma coisa gigantesca que deve ser feita.


E o que o senhor acha que está faltando no Morumbi? Por exemplo para a Copa de 2014?

O que falta no estádio é um estacionamento, porque para receber um grande público, o local precisa de estrutura.

Outro problema do São Paulo e de todos os clubes do Brasil é a venda de ingressos. O formato adotado pelos clubes brasileiros não funciona. O São Paulo está pensando na possibilidade de lançar um cartão no mesmo formato dos cartões de crédito. O programa funcionaria assim: o torcedor adquiriria o cartão, escolheria os jogos de seu interesse e compraria os ingressos através do caixa eletrônico. Quando chega ao estádio, o torcedor já tem o seu cartão e só precisa passar em uma máquina, isso tornaria o acesso aos jogos mais fácil e acabaria com todo o sofrimento que o torcedor passa para adquirir os ingressos.


No que os clubes brasileiros, como, por exemplo, o São Paulo se baseiam para criar uma boa estratégia de marketing?

Nós vemos o que é bom para o torcedor, é bom para o clube, é bom pros patrocinadores, o que é bom para todo mundo.


Recentemente foi realizado o Pan-americano no Rio de Janeiro, o senhor acha que o projeto de marketing do Pan foi bem elaborado?

Creio eu, que nada aconteceu de desagradável para as delegações estrangeiras que estiveram no Pan, então foi uma estratégia bem elaborada.


Qual a importância dos patrocinadores no marketing esportivo para o São Paulo?

Eu necessito dos patrocinadores porque os meus jogadores, os meus ídolos, custam caro. Eu só com a renda que eu tenho no São Paulo, eu não consigo cobrir esses gastos.

Qual é o principal fator da longevidade da parceria do São Paulo com a LG? Por que isso não é muito comum no Brasil.

A base do clube é a melhor justificativa para a longevidade da parceria, uma empresa precisa de uma diretoria forte para dar suporte ao resto da equipe que a compõe. Se uma instituição tem uma péssima diretoria ninguém vai querer patrociná-lo, o cliente quer algo que tenha uma boa imagem.


O São Paulo investe no marketing desde quando?

Cerca de vinte anos, desde a década de 80.

Recentemente o São Paulo fechou com a Warner, o que ambas as partes pretendem
conseguir com essa parceria?

A Warner tem um arco dos clubes que ela trabalha como Barcelona, Manchester, Inter de Milão, clubes grandes que são patrocinados pela Nike. Ela sempre queria o São Paulo, achava o time paulista um clube que tem futuro, mais tinha um problema, porque quem patrocina o São Paulo é a Reebok, então a parceria não era concretizada porque o Warner só tinha times do fornecedor Nike. Aí depois de conversas e conversas, decidiram abrir esta exceção e fecharam com o São Paulo. Isso é uma situação nova para gente, nenhum clube da América do Sul tem essa parceria com eles.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

É Campeão!

Por Kauê Felipe
Na última quarta-feira o São Paulo Futebol Clube sagrou-se finalmente campeão brasileiro pela quinta vez em sua história. Com a vitória diante do Amércia por 3 a 0 no estádio do Morumbi recebendo 70 mil pessoas, o time de Muricy Ramalho abriu 15 pontos de diferença e não pode ser alcancado por mais ninguém.

O São Paulo começou o campeonato brasileiro muito contestado. Diversas pessoas afirmavam que a equipe não possuia um ataque e nem um treinador competente. Após a eliminação na Taça Libertadores, os rumores de que Muricy Ramalho saíria cresceram muito, mas a diretoria do tricolor como sempre, manteve a tranqüilidade e seguiu com o treinador. As coisas foram mudando e o time assumiu a liderança da competição na vitória de 2 a 1 sobre o Botafogo, então líder no estádio do Maracanã.
As maiores revelações do São Paulo estão na defesa. O zagueiro Breno de apenas 17 anos, foi um dos melhores jogadores do time do Morumbi e já desperta interesse do Real Madrid. O também zagueiro Miranda foi outra grande revelação. Vindo da França o defensor de apenas 22 anos foi um dos grandes destaques da equipe. Rogério Ceni manteve a mesma regularidade e competência de sempre e foi mais uma vez um dos melhores jogadores do campeonato.
Resumindo o São Paulo Futebol Clube provou mais uma vez que o campeonato de pontos corridos coroa a regularidade, a competência e a seriedade. Este foi o 2º título seguido e o 5º da história do clube que se torna o maior ganhador de campeonatos brasileiros.
Créditos da Imagem: Gettyimages.com